sábado, 15 de setembro de 2012

Palestras CXC toda quinta-feira

Dentro das várias atividades que o Clube de Xadrez de Curitiba oferece a seus associados e público em geral, está a Palestra de toda quinta-feira às 19:30h.

A lista de palestrantes é significativa, já tendo colaborado vários GMs, MIs, MFs, ex-Campeões Paranaenses e Brasileiros, nacionais e estrangeiros.

Dia 13 de setembro foi a Palestra de Henrique Marinho, que abordou o tema "Raciocínio com superobjetivo", apresentando a partida abaixo.

Logo no lance sete, em pleno desenvolvimento de suas peças, as brancas executam o movimento h3, o que inicía um debate teórico sobre o porque da execução deste lance logo na abertura ao invés de outro, talvez com mais vantagem ou desenvolvimento. E se formos ver a teoria de aberturas e tudo que ela engloba, este debate não termina tão cedo.


Mas a dúvida inicial é quem são os jogadores desta partida e em que época. Além é claro, do resultado que foi 1-0 para o branco.



Como árbitro, em muitos dos eventos em que participo, tenho a oportunidade de poder "acessar" tabuleiro por tabuleiro nas várias fases de uma partida e de vez em quando analisar cada desenvolvimento. Desnecessário dizer que após o décimo lance, raramente teremos duas partidas exatamente iguais. Isto define claramente o nosso esporte como um Universo de possibilidades. E durante as Palestras é exatamente o que acontece.

Comentando cada lance e solicitando sugestões, em cada mente da assintência uma tormenta de idéias sobre o que poderia acontecer a seguir. Qual foi o melhor lance ou qual será. Mestre Marinho, com extrema paciência, "destrinchava" os pitacos, palpites e sapeadas que os presentes lançavam com rapidez.

Todo este material pode ser baixado no link do CXC abaixo.


Venha e participe voce também desta atividade.

Partida apresentada no site: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1044301

0 comments:

Postar um comentário